Ao decidir comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade, você precisa planejar as finanças. Entenda mais no artigo!
Para você, ter a casa própria é sinônimo de independência e liberdade? Se sim, então, provavelmente, já considerou a ideia de comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade, não é? E, assim, sair da casa dos pais ou juntar com aquele alguém especial tendo tudo “encaminhado”.
Mas, no momento de tomar essa decisão, surgem algumas dúvidas. É comum se questionar se esse, realmente, é um bom momento para assumir um compromisso desse tamanho e como fazer isso sem se prejudicar financeiramente.
Para te ajudar nessas questões, nós, do portal Chaves na Mão, preparamos esse artigo que vai tirar todas as nuvens de cima da sua cabeça! Continue lendo.
Existem opiniões muito controversas, mas igualmente válidas, sobre comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade. Afinal, este é um investimento bastante seguro e que costuma valorizar com o tempo, mas também te deixa “preso” em um lugar.
São dois lados de uma mesma moeda: estabilidade.
Portanto, para saber se vale a pena assumir esse compromisso, você precisa avaliar a sua perspectiva de futuro.
A juventude é uma das fases da vida onde enfrentamos mais mudanças — principalmente em relação ao trabalho, o que impacta diretamente na nossa renda. Então, a primeira coisa que você precisa pensar é na sua estabilidade, se perguntando se:
Dependendo das suas respostas, vale a pena manter a sua flexibilidade, sem assumir um compromisso financeiro tão alto e a longo prazo.
Além disso, também é preciso avaliar a sua renda fixa. Normalmente, aos 30 anos, estamos no início de uma profissão, o que significa ganhar o salário inicial. Você precisa entender se realmente gostaria de comprometer uma parte do que ganha com o financiamento e quais seriam os efeitos disso em outras áreas da sua vida — como nos estudos e especializações, por exemplo.
Porém, existe um contraponto a esse argumento.
Nessa fase, é também quando há menos despesas fixas — normalmente você arca apenas com os seus custos de vida, sem filhos, por exemplo. Então, pode ser um momento para começar.
Além do mais, um bem imobiliário, normalmente, é valorizado com os anos. Logo, esse pode ser um excelente investimento, pois, mesmo que você saia dali, ainda vai poder vender por um valor maior do que pagou ou receber aluguel.
Se depois de avaliar essas questões, você chegou à conclusão de que é uma boa ideia comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade, então vamos ao que interessa: como fazer isso?
Veja os principais passos a seguir:
É impossível falar da aquisição de um bem como um imóvel sem discutir o planejamento e a organização financeira que isso exige.
Especialmente porque, aos 30 anos, a menos que tenha ganhado na loteria ou herdado uma fortuna, você provavelmente não tem o dinheiro para comprar a casa ou o apartamento à vista. Por isso, vai precisar recorrer ao financiamento imobiliário.
E, aqui, eis o mais importante que você precisa saber sobre esse empréstimos:
Essas informações já devem ser suficientes para você colocar um teto no valor da compra, afinal, isso vai depender da sua renda e do dinheiro que conseguir juntar.
Depois de fazer essas contas, você provavelmente vai encarar a dura realidade de que, agora, aquela casa dos sonhos não cabe no seu orçamento. E aí? O que fazer?
A melhor saída nesse caso é pensar de maneira racional e investir em um apartamento não muito grande, mas que seja bem localizado e tenha potencial de valorização. Dessa forma, em alguns anos, ele estará valendo mais do que você pagou, o que te dá a possibilidade de, talvez, ir para um que seja um pouco maior.
O segredo aqui é ir com calma e ter uma visão mercadológica, entendendo essa compra como um investimento (pelo menos nesse momento inicial da vida adulta). Até porque, ao longo dos anos, a sua rotina vai mudar.
Você pode querer aumentar a família, por exemplo, então vai precisar de um lar maior.
As coisas mudam, os seus sonhos mudam, as condições mudam… busque por algo que te sirva agora.
O financiamento de um imóvel costuma durar por volta de 20 a 35 anos. É um investimento de longuíssimo prazo!
Aos 30 anos, comprar uma casa pode parecer ótimo, porque você tem menos compromissos financeiros e mais disposição para fazer uma renda extra — o que é excelente.
Mas, por outro lado, ao longo da vida, vão surgindo outros compromissos financeiros e, por mais que não seja possível prever todos eles, você precisa pensar e priorizar.
Um bom exemplo é se você pretende ter filhos. Se sim, é interessante planejar quando deseja que isso aconteça, pois assim consegue se preparar para continuar pagando as parcelas e arcar com os custos do novo membro da família.
E aí? Conseguiu entender se vale a pena comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade?
Seja qual for a sua decisão, comprar um imóvel antes dos 30 anos de idade ou continuar no aluguel por um tempo, o portal Chaves na Mão pode te ajudar a encontrar o lar perfeito para essa sua fase da vida!
Crédito da matéria:
https://www.chavesnamao.com.br/mercado-imobiliario/comprar-um-imovel-antes-dos-30-anos/
Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência de navegação.